quinta-feira, 21 de maio de 2009

Localização astronômica da Arábia Saudita


DUBAI - Um astrônomo de Barein está fazendo um apelo ao mundo islâmico para que a data de início do Ramadã, período de um mês durante o qual os muçulmanos se dedicam ao jejum e à espiritualidade, seja determinada pela tecnologia moderna.

"Peço a Barein e à Arábia Saudita que confiem nos cálculos astronômicos para na anunciar o começo do mês de Ramadã, e não somente a visão a olho nu", declarou Waheeb al-Nasser, vice-presidente da Sociedade pela Astronomia de Barein, citado pelo jornal Gulf News.

Tradicionalmente, as máximas autoridades religiosas de cada país islâmico determinam o início do Ramadã e das práticas religiosas e sociais que o caracterizam através da observação, a olho nu, do ciclo lunar. Todavia, por causa das diferentes posições geográficas, climáticas e pela subjetividade da observação, não é raro que países do Oriente Médio, próximos uns aos outros, acabem iniciando o jejum do Ramadã em dias diferentes.

Os conservadores preferem ainda se ater aos preceitos ditados pelo Corão, enquanto os progressistas propõem o uso de instrumentos tecnológicos para garantir a toda região a mesma experiência religiosa.

Segundo cálculos de al-Nasser, professor de Física Aplicada na Universidade de Barein, a lua deverá aparecer no céu no domingo, 31 de agosto, e o jejum deve começar no amanhecer de 1º de setembro.

Um grupo de cientistas de um observatório suíço anunciou hoje a descoberta do primeiro planeta de gelo conhecido até agora, que terá as dimensões de Neptuno, situado fora do sistema solar, a trinta anos-luz da Terra, noticia a Lusa.O exoplaneta, designação atribuída aos planetas fora do sistema solar, é composto por água sob a forma de gelo quente, um estado físico que não existe no planeta Terra, adiantou o Observatório de Saint-Luc, sediado em Anniviers, através de comunicado.Devido à proximidade com a sua estrela, os especialistas calculam que a temperatura da superfície do astro é de 300 graus, facto pelo qual a água da sua atmosfera se encontra em estado de vapor e, no seu interior, sob a forma de gelo quente.Segundo o observatório, a descoberta demonstra pela primeira vez a existência de planetas com água a pouco distância da sua estrela, o que significa que «alguns deles poderiam ter uma atmosfera menos quente, o que favoreceria a existência de água líquida».No passado mês de Abril, cientistas da Organização Europeia para a Investigação Astronómica no Hemisfério Austral (ESO) descobriram outro exoplaneta com temperaturas muito similares às do planeta Terra, embora não encontrassem indícios da existência de água e vida.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Localização da Suíça


Suíça, oficialmente Confederação Suíça, é um Estado confederado localizado no centro da Europa. Possui uma área de 41 285 km², dos quais 1 740 são cobertos por lagos e rios e 8 787 por áreas improdutivas como montanhas.
O país faz fronteira a Norte com a Alemanha, a Leste com a Áustria e o Liechtenstein, a Sul com a Itália e a Oeste com a França. A Suíça conta com 7.581.520 de habitantes resultando numa densidade populacional de 188 habitantes por quilómetro quadrado. A capital administrativa é Berna. Outras cidades importantes são Zurique, Genebra, Lausana e Basileia.
A Suíça é uma das economias mais ricas do mundo, e é sede de inúmeros bancos privados e de organizações internacionais como a Cruz Vermelha, a Organização Mundial do Comércio No entanto, não é membro integral da União Europeia. A sua história é marcada pela sua neutralidade política perante as outras nações - desde 1815 que não entrou em nenhuma guerra - e representa um marco de liberdade e de democracia para o mundo inteiro.
A cultura do país é sobretudo marcada pela diversidade linguística - onde são oficiais quatro línguas de origem diferentes - apesar das características do povo suíço serem mais homogéneas. Trata-se de uma população activa quer nível desportivo quer a nível cultural e político..

terça-feira, 12 de maio de 2009

Localização da Arabia Sudita


O reino da Arábia Saudita ocupa 80% da Península Arábica. A maior parte das fronteiras do país com os Emiratos Árabes Unidos, Omã e Iémen não estão definidas, e consequentemente o tamanho exacto do país não está também definido. O governo saudita estima-o em 2 217 949 quilómetros quadrados. Outras estimativas fidedignas variam entre 2 149 690 é 2 240 000 quilómetros quadrados. Menos de um por cento da área total é adequada ao cultivo, e no início dos anos 90 a distribuição da população variava grandemente entre as cidades das áreas costeiras leste e oeste, os oásis do interior, densamente povoados e os vastos desertos, quase vazios.
O clima é duro, de deserto seco com grandes extremos na temperatura, e o território é principalmente deserto arenoso desabitado. Considera-se que a Arábia Saudita é um dos 15 estados que compreendem o chamado "berço da humanidade".
Na maior parte do país, a vegetação limita-se a ervas e arbustos. Animais selvagens, como o órix, têm sido exterminados por empresas de caça sauditas que recorrem ao uso de metralhadoras. A área costeira do mar Vermelho, e em especial os recifes de coral, tem uma fauna marítima rica.